out 21 2008

A reação Cristã contra o teatro romano

Publicado por às 15:01 em Teatro

A reação cristã era natural, se lembrarmos que os cristãos eram condenados a combater gladiadores treinados e serviam como carne a ser dilacerada ou queimada para entretenimento dos espectadores.

No espetáculo chamado VENATIO, cristãos – em lugar de cachorros – eram oferecidos aos leões. Crucificados e empalados, transformados em tochas vivas no meio das arenas, até a conversão de Constantino ao cristianismo quando ele modificou o estado das coisas através de leis, – mas o Estado estava ruindo. Isto em 312 dC.

Em 410 dC. Alarico, um Visigodo, atravessou os Alpes e saqueou Roma.  E mais: por que sua religião não permitia o teatro, deu ordem para que os teatros fossem fechados, para alegria dos cristãos. Portanto, foi o paganismo que acabou com a crueldade do que então se chamava de teatro e em outras eras não havia sido. Não foi o Cristianismo.

São Crysóstomo, Tertulliano, São Gerônimo e Santo Agostinho – este, fascinado pelo teatro que assistiu em sua mocidade – como também os mais sérios pensadores do cristianismo, nunca quiseram sitiar o teatro, apesar de atacar sempre o que estava sendo oferecido ao público.

Mas a não autorização para o funcionamento de um teatro público não implicou a sua extinção nem a imediata desaparição de todos os seus profissionais: estes apenas tornaram-se nômades, procurando audiência nas feiras, mercados e tavernas aguardando a volta das glórias teatrais.

Por Cyro del Nero

7 comentários

7 comentários to “A reação Cristã contra o teatro romano”

  1. […] artigo completo no blog do Cyro del Nero. […]

  2. celso principalon 11 out 2009 at 1:01

    os cristaos eram jogados nas arenas aos leoes, eram mortos e devorados, e deus ? nada fazia para os proteger ? nao via os seres humanos sendo mortos ? aguardo resposta.

  3. Cesaron 22 jan 2010 at 20:33

    Hoje….nós somos jogados nos políticos

  4. Amyon 19 abr 2010 at 5:05

    os cristaos eram jogados nas arenas aos leoes, eram mortos e devorados, e deus ? nada fazia para os proteger ? nao via os seres humanos sendo mortos ? aguardo resposta.

  5. Jucaon 04 set 2010 at 1:58

    AGORA ENTEDI, ENTÃO FOI O PROPRIO PAGANISMO QUE SALVOU OS CRISTÃOS E NÃO DEUS. QUE COISA ENGRAÇADA, NÉ ? DA PRA ENTENDER UMA COISA DESSAS ?, QUER DIZER , O CHEFÃO LA REI DOS PAGÃOS QUE DOMINA ROMA, QUE DESCONHECE O PROPRIO DEUS DOS CRISTÃOS, ELE MESMO SALVA OS CRISTÃOS,?????????????????? e cade o deus?

  6. Celso e Amyon 22 out 2010 at 15:50

    Difícil explicar, não me sinto no direito de justificar nada… afinal, quem de nós estava lá… servindo de alimento para leões famintos?

    Mas a grande verdade está naquilo que Jesus falou:
    “No mundo terei aflições, mas tende bom ânimo, pois Eu venci o mundo”
    Os cristãos foram perseguidos de várias formas, em várias épocas e por várias “facções”. Jesus sabia que seria assim, Ele msm sofreu, toda a aversão e ódio, na pele, e se preocupou em alertar seus discípulos, se estendendo a todos aqueles que se propunham seguí-lo. Ainda afirmou pouco antes de subir: “Estarei convosco até a consumação dos séculos”.

    Certa vez, ouvindo o que os discípulos conversavam sobre os diferentes comentários do povo a respeito Dele, Jesus perguntou: “E vós? O que dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” Jesus, então disse: “E eu digo, que tu és Pedro, sobre essa pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela” (Leiam nos evangelhos, eu devo ter errado alguma coisa, mas é basicamente isso…)

    Jesus, fez três grandes revelações nessa declaração, a primeira:
    Pedro (seu nome era oriundo do substan. pedra), seria após a ascenção de Jesus e descida do Espírito Santo, o iniciador da obra de evangelismo…

    Segunda: As portas do inferno iriam se levantar contra a igreja, sem dúvida alguma…

    Terceira: As portas do inferno jamais prevaleceriam sobre ela…

    Diante de tudo isso, vemos q Jesus, onisciente, sabia tudo q estava por vir e procurou deixar bem claro.

    “Aquele que deseja vir após mim, pegue a sua cruz e siga-me”

    Um abraço!!

  7. robsonon 13 mar 2012 at 0:43

    Eles serviam a Deus nosso salvador, eu até pouco tempo faria a mesma pergunta, pois eu era um cara do Mundo, fazia oque ele queria, hoje sou de Deus e sem duvidas te digo, vale a pena, eles morreram não só por crerem em Deus, hj eles estão com Deus, foram pra um lugar muito melhor, na presença de Deus, mas como Deus os Cristãos também amavam as pessoas, Deus os ensinava a Amar a todos, eles morreram por vcs, para que vcs hj tivessem a chance de conhecer a palavra do senhor, para ter a chance de buscar a salvação, cara não tem outro caminho, não importa o quanto procure, busque a Deus, pqe não será o mundo que te salvará, Sera Deus !

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário