out 17 2008

O Arlequin: famoso herói da Commedia dell`Arte

Publicado por às 18:05 em Teatro

Com o tempo, Arlecchino, tornou-se o mais famoso herói da Commedia dell`Arte. Suas qualidades eram facilmente reconhecíveis como as de um parasita, o escravo esperto da comédia romana ou como o descendente direto de Mercúrio, aquele que negocia situações.

Era servil, ingênuo, mas fiel e cheio de soluções e recursos. Sempre metido em trapalhadas, acaba por se sair bem à custa de manobras cômicas incríveis. Respeita e ama as mulheres. Corre perigo às vezes e por isso precisa de um corpo atlético.

Sua roupa confusa cheia de losangos coloridos exprime seu caráter desigual, inconstante, e por ser dissimulado usa sempre uma máscara preta, para bem escondê-lo. Tem uma bolsa para as mensagens e recados, ou para guardar moedas que nunca são suas. E uma pequena espada apenas como definição e não como arma.

Usa sempre dinheiro para sair de uma confusão, mas acaba em geral complicando-se ainda mais.  É sempre o agente do “happy end”, mas nem sempre lhe é reconhecida essa virtude. Cria situações confusas e acaba saindo-se bem.

O povo que o assiste nas praças o adora porque seus erros que terminam em acertos, são da maior humanidade. É a personagem ideal para o uso de truques, durante um teatro onde os efeitos e as ilusões se chamavam – enganos.

Por Cyro del Nero

3 comentários

3 comentários to “O Arlequin: famoso herói da Commedia dell`Arte”

  1. […] artigo completo no blog do Cyro del Nero. […]

  2. Ignez Pittaon 20 out 2008 at 21:10

    … e assim vamos amealhando um conhecimento que não é acessível às pessoas comuns. Parabéns ao autor por dividir conosco o seu saber!
    Ignez

  3. jefferson gamaon 19 fev 2009 at 21:21

    o arlequim é um heroi ou enganador de corações?

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário