nov 24 2008

O Teatro como o exercício da existência

Publicado por às 15:41 em Teatro

O teatro é feito de uma pessoa que representa uma segunda pessoa que é olhada da platéia por uma terceira pessoa: essas três pessoas são: o ator, a personagem e o público.

O ator tem a capacidade de imaginar como essa terceira pessoa na platéia, o público, reagiria enquanto ele representasse. Para tanto ele projeta mentalmente sua personagem e com ela, a si mesmo.

Essas introjeções e projeções simultâneas nos lembram Thomas Mann dizendo que existe uma afinidade natural entre arte e a patologia. O próprio Salvador Dali dizia que ele e um louco eram iguais, com a diferença de que ele não era louco.

Uma das armas do ator, a primeira antes do espetáculo, é o espelho que permite que o ator e sua personagem vejam a imagem que será vista pelo público. Diante de um espelho ele sabe o efeito que causará. É um jogo profundamente humano e nós estamos sempre assim diante do espelho examinando que efeito nossa persona causará aos outros.

Representamos nos vestindo, nos penteando, nos maquiando, sorrindo e falando para o espelho e depois saímos à rua para o público do grande teatro do mundo. O teatro além de ser uma explicação das relações é também o exercício da existência.

Por Cyro del Nero

3 comentários

3 comentários to “O Teatro como o exercício da existência”

  1. […] artigo completo no blog do Cyro del Nero. […]

  2. Renato Silvaon 20 fev 2009 at 16:55

    E por falar em espelho, sua crônica de hoje na Cultura foi primorosa. Das melhores que vc. fez (o que não é pouca coisa). O caminho que levou ao evento celebrado no dia foi inusitado, e o tema era belo. Parabéns.

  3. marco apollonioon 30 maio 2009 at 19:57

    Senhor Cyro tenho ouvido algumas vêzes seu espaço na Radio Cultura e gostaria de conversar com o senhor sobre teatro e figurino mais especificamente .Estou montando um projeto para formação de figurinistas entre jovens sem recursos e o apresentarei para uma emissora de televisão ,se puder colaborar comigo desta maneira (conversando) agradecerei imensamente .Meu blog onde podera saber um pouco a meu respeito ,segue acima . Atenciosamente Marco

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário